Você conhece os principais pontos turísticos da Croácia? A Croácia é um destino que está começando a se tornar popular. O País tem muitos lugares a serem visitados. Ilhas, parques nacionais, cidades históricas e uma culinária sensacional. Mas como todo lugar recém descoberto pelos brasileiros, fica a dúvida na hora de programar uma viajem para a Croácia: por onde começar?
Vizinha da Itália, espremida entre a a Eslovênia, Austria e Montenegro, a Croácia tem atrativos para todo tipo de viajante. Para quem gosta de road trip, é um destino ideal. Aos aficcionados por natureza, não vão faltar atividades na Croácia. Para quem gosta de comer bem (e barato), vai estar literalmente de prato cheio.
A Croácia tem uma longa costa de 3900 quilômetros de extensão banhada pelo mar adriático. São mais de 1200 ilhas que vão fazer a alegria de quem ama praia e sol. Contando com oito sítios considerados Patrimônios Mundiais da UNESCO, oito parques nacionais e suas muitas cidades pitorescas cheias de ruínas romanas e bizantinas, a Croácia é um excelente destino para quem está planejando uma viagem para Europa. É um país pequeno, mas geograficamente diversificado, com tanta coisa para ver que pode ser um desafio decidir onde e o que explorar primeiro. Para quem quer se juntar comigo nessa aventura, aqui estão os principais destinos para os novatos na Croácia.
Principais pontos turísticos da Croácia
Dubrovnik
A cidade murada medieval de Dubrovnik é um dos destinos turísticos mais conhecidos da Croácia há décadas. Mas o fato de as muralhas, portões e torres da cidade terem sido usados como cenários em para a série Game of Thrones, colocou a cidade na lista para visitar de muita gente. Dubrovnik é também uma parada obrigatória em muitas rotas de cruzeiros pelo Mediterrâneo e é a cidade mais visitada da Croácia.
A maior atração de Dubrovnik são suas muralhas de pedra que que são datadas do século X. As muralhas de Dubrovnik circundam a atmosfera da cidade velha e são cobertas por uma grande passarela de 2 km. De cima da passarela há uma vista deslumbrante sobre os telhados de terracota, ruas de paralelepípedos e torres de igreja da cidade velha. Dubrovnik é um dos sítios considerados Patrimônios Mundiais na Croácia pela UNESCO.
Com as águas azul-turquesa do Mar Adriático como pano de fundo, outros locais imperdíveis incluem pontos turísticos como a Igreja de São Blaise, do século XVI, o Mosteiro Franciscano, a Fonte Onofrio e o Palácio do Reito. A melhor maneira de conhecer Dubrovnik é caminhando por suas ruas estreitas e exclusivas e descobrir seus muitos tesouros escondidos: um romântico café numa pracinha, uma pequena capela, uma fonte centenária, um jardim escondido cheio de flores.
Rovinj
Muito romântica e à beira-mar, Rovinj é a cidade mais visitada da regição da Istria. Que é a região mais ocidental da Croácia. A cidade foi construída ainda nos tempos dos romanos. A parte velha da cidade fica em uma área circular, quase uma ilha banhada pelo Mar Adriático. A arquitetura da cidade é composta por prédios coloridos e antigos palácios de estilo veneziano. Tudo muito lindo!
Dominando o horizonte está a torre do sino de 197 pés de altura da Igreja de St. Euphemia. Uma subida pelos estreitos 200 degraus da torre é recompensada com vistas deslumbrantes sobre os telhados e ruas estreitas da cidade velha, e algumas pequenas ilhas vizinhas que pontilham a costa.
Descendo da igreja encontra-se a Grisia, empedrada, repleta de galerias e lojas que vendem lembranças artesanais, joias e obras de arte de artistas locais. O calçadão à beira-mar se estende para o sul, passando pelo porto de pesca – onde os pescadores podem ser vistos consertando suas redes, até uma longa fila de cafés e restaurantes à beira d’água, enquanto as praias rochosas são populares entre os que buscam o sol.
Zagreb
Zagreb é a capital da Croácia. Até pouco tempo atrás, a capital croata costumava ser ignorada pelos turistas que preferiam ir direto para as praias e cidades da costa do Adriático. Mas essa estória está mudando, e Zagreb está atraindo um número crescente de visitantes graças a sua mistura eclética de arquitetura austro-húngara, edifícios da era socialista, vibrante arte de rua, uma infinidade de museus e galerias e parques tranquilos e pátios escondidos. A praça Ban Jelacic, no coração da cidade, é movimentada a qualquer hora do dia: onde os bondes da cidade convergem, e os muitos cafés aqui são pontos de encontro populares.
Você não pode deixar de visitar a praça na parte alta da cidade onde fica a Torre Lotrščak. Todo dia, pontualmente ao meio dia, desde 1º de janeiro de 1877, um canhão é disparado da torre em Grič para marcar o meio-dia. O canhão devia dar o sinal para o meio-dia exato para os sinos das igrejas da cidade. É muito legal assistir o canhão ser disparado. Eu tomei um café perto da praça e esperei ficar próximo do meio dia para me dirigir até a torre. Os turistas adoram, mas pelo que vi, os moradores não são muito fãs!
Outro ponto turístico de Zagreb é a Igreja de São Marcos (St. Mark). Estima-se que essa igreja foi construída no século XIII. Seu telhado chama muito a atenção, o desenho feito com as telhas representa o brasão de armas de Zagreb (castelo branco sobre fundo vermelho) e Reino Triúno da Croácia, Eslavônia e Dalmácia.
Confira também: Roteiro de 1 dia em Zagreb
Split
A segunda maior cidade da Croácia é também um dos seus principais destinos. Split fica localizada à beira-mar, na costa da Dalmácia. Você pode visitar na cidade o Palácio de Diocleciano, do século IV, e que foi muito bem preservado. O Palácio fica na cidade velha, e pode ser acessado através de quatro portões. É um complexo murado e uma pequena cidade em si, com um labirinto de ruas estreitas que cobrem uma área de 370 metros quadrados. Este é também um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO na Croácia.
A cidade de Split possui mais de 200 edifícios centenários dentro desta área histórica, incluindo igrejas e capelas, museus e cafés e muitas lojinhas. A imponente catedral de São Domnio fica no centro da cidade, e do alto da torre do sino você tem uma vista panorâmica de todo o complexo, bem como do porto de Split e das montanhas ao norte.
O portão sul, chamado portão de bronze, se abre para a cidade de Riva, o calçadão à beira-mar. Nessa região você encontra vários cafés e restaurantes, e é o lugar para ver e ser visto. Split também dá acesso as ilhas de Brač, Hvar, Korčula e Vis, com serviços de balsa regulares ligando-os ao continente. Os fãs de Game of Thrones ficarão felizes em saber que apenas nove quilômetros de Split é a fortaleza Klis clifftop que também apareceu na série de TV como a cidade de Meereen. Muito legal!
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
Dos oito parques nacionais da Croácia esse é sem dúvida o mais visitado. O volume de turitas é tão grande, que na alta temporada o parque tem limitação de público. O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é mais um dos sítios considerados Patrimônio Mundial da UNESCO na Croácia.
O parque cobre uma área de 114 quilômetros quadrados, com 16 lagos de água doce muito lindos em tons de azul e verde, conectados por cascatas e cachoeiras. São onze quilômetros de trilhas marcadas percorrem o parque passando por florestas de pinheiros, e sítios geológicos únicos desse lugar. O parque é acessível a todas as idades, inclusive para pessoas com dificuldade de mobilidade. Você vai andar por passarelas de madeira sobre os lagos, cruzando riachos e cachoeiras. O parque é muito organizado e fácil de ser visitado. Não tenha medo de pegar a trilha de 10km. O passeio é super agradável e você nem vai sentir a caminhada. Uma dica: vá cedo e evite os finais de semana!
O parque é uma delícia para explorar em qualquer estação e cada um apresenta uma paleta de diferentes cores sazonais. Os meses de verão, no entanto, são os mais movimentados, com até 15.000 visitantes diários, e por essa razão, a primavera e o outono são os momentos ideais do ano para explorar o parque. É possível visitar em apenas um dia, mas dois dias fica mais confortável. Você pode se hospedar em algum hotel dentro do parque ou próximo. Eu fiquei num hotel próxino que super recomendo, mas estávamos de carro numa road trip. É possível também visitar o parque saindo de Zagreb com um grupo turístico. Mas se você preferir ir com mais liberdade, alugar um carro é a melhor opção. É fácil dirigir na Croácia. O país tem boas estradas e elas são bem sinalizadas.
Essas cidades são alguns dos pontos altos da Croácia. Mas a Croácia tem muito mais do que isso! Você já está animado para ir? Só de escrever já me deu vontade de voltar! Me conte aqui nos comentários o que falta para você viajar para a Croácia!