O que fazer em Split Croácia

O que fazer em Split

O que fazer em Split – Split, na costa da Dalmácia na Croácia, é uma cidade que as vezes parece que parou no tempo. O centro histórico de Split é diferente de qualquer outra cidade que você já viu. Você vai ver lá um distrito herança do império Romano, com seu palácio datado de mais de 1700 anos atrás.

Ao longo do tempo, vários edifícios milenares foram incorporados em novas construções, como por exemplo a Catedral de St. Duje.

Split já foi cenário de vários filmes e séries. Vale a pena incluir uma visita à Split no seu roteiro da Croácia. Além das praias, baladas e passeios de barco, você também vai poder mergulhar na história e culinára da região!

Vamos lá ver  o que fazer em Split nessa lista de 15 lugares para você conhecer  e montar seu roteiro!

O que fazer em Split

Palácio de Diocleciano

O palácio de Diocleciano domina o núcleo histórico da cidade. Não há nada parecido na Europa: é um complexo maravilhosamente preservado do século IV, que mistura a imponente vila de Diocleciano com os remanescentes de um grande campo militar. Tal é a escala que é mais que uma cidadela que um palácio, e surpresas aguardam a cada esquina. Escusado será dizer que o palácio é classificado pela UNESCO, e você poderá encontrar as ruas românicas originais que atravessam o complexo: decumanus e cardo ainda têm suas pedras de pavimentação originais. Será uma surpresa que as cenas de Game of Thrones tenham sido filmadas neste local deslumbrante.

Confira também:

10 coisas que você deve experimentar na Croácia

Booking.com

Os melhores passeios saindo de Split – Croácia

Praça da Pjaca

Você precisará de algumas horas para conhecer a cidade velha e não há melhor caminho a percorrer. Vá para a Praça Pjaca, onde a antiga prefeitura de Split tem vista para uma praça sofisticada de azulejos de mármore brilhantes e cafés com mesas ao ar livre. Fruit Square também é essencial, tirando o nome do mercado que foi realizado aqui por séculos. Aqui há uma bela arquitetura renascentista, remanescentes da era veneziana de Split. Marmont Street, que desce à água e é ladeada por lojas, cafés e restaurantes. É uma ótima pedida do que fazer em Split.

Catedral de St. Duje

Uma das coisas encantadoras da arquitetura nos tempos antigos. O melhor exemplo é a catedral de Split, que já foi o mausoléu de Diocleciano. A parte central dessa estrutura data de 350, tornando o St. Duke o edifício de catedral mais antigo do mundo. É uma verdadeira emoção ver como é o local de culto católico. Reserve um momento para conferir as românticas portas de madeira da catedral, que sobrevivem inalteradas desde 1200.

Praça Peristil

A Praça Peristil é o curta romano original, onde você pode absorver a majestade arquitetônica da antiga Split. Xícaras de café da tarde não recebem mais do que isso, com certeza! Diocleciano fez suas aparições públicas exatamente nesta praça e seus súditos se prostrariam diante do imperador. Ainda estão de pé as duas esfinges egípcias de 3.500 anos trazidas à cidade por Diocleciano. Os épicos monumentos de pedra ao redor da praça lhe deram uma excelente acústica, para que você possa assistir a uma ópera ou teatro no verão.

Vista de Marjan Hill

A oeste da cidade fica esta colina íngreme de 170 metros de altura, com bosques de ciprestes e pinheiros do Mediterrâneo. É apenas o ingresso se você estiver com disposição para um ar fresco e exercícios, ou se quiser rastrear alguns dos pontos de referência menos frequentados de Split. Especialmente interessante é o cemitério judeu no lado leste da colina. Nenhum enterro foi realizado desde 1945, mas muitas das lápides ainda são legíveis e algumas remontam aos anos 1700. Há também duas igrejas na colina, São Nicolau, de 1200 e São Jerônimo, de 1400, com um retábulo renascentista esculpido pela veneziana Andrea Alessi.

Campanile

Ao lado da catedral fica a icônica torre sineira de Split, uma vista encantadora, com seis andares de altura que se afina à medida que você escala os níveis superiores. Ao subir, você estará exposto aos elementos e poderá olhar através das paredes, que são uma característica clássica do design inovador e dificilmente foram alteradas desde os anos 1000. No topo de sua viagem à cidade de Split e ao Adriático, vale a pena a subida e a pequena taxa de entrada!

Estátua de Grgur Ninski, Split

Tanto o sujeito como o criador desta estátua estão fora do Golden Gate são um grande negócio. Ivan Meštrović, o escultor, era um mestre de seu ofício e depois que o comunismo chegou à América. Mais sobre ele mais tarde. Grgur Ninski, por outro lado, é um bispo do século X no ícone croata, que por serviços condutivos na língua croata desafiou o papa, ajudou a espalhar o cristianismo na região e a estabelecer a identidade nacional croata. As pessoas esfregam o dedão do pé de Ninski para dar sorte e anos de contato com esse pequeno pedaço de brilho de bronze.

Fortaleza de Klis

Quando vir, você saberá por que essa fortaleza em um passe de montanha também apareceu em Game of Thrones. O Klis Fortress está equilibrado em um penhasco acima das colinas da cidade homônima e é emoldurado por ainda mais altas falésias de rocha cinza pálida. É uma visão que você não esquecerá e foi derramada por essa estrutura ao longo de dois milênios e meio. Os antigos ilírios foram os primeiros a construir uma fortaleza aqui e, durante séculos na era medieval, Klis foi a sede dos reis croatas. Durante as guerras otomanas, quem quer que tenha mantido este castelo, 10 quilômetros a nordeste de Split, ocupou a posição superior na região.

Cachoeira no Parque Nacional Krka

A uma hora de Split, este parque nacional segue o curso do rio Krka. O sublime Stradinski Buk é o que muitas pessoas vêm ver. É uma grande piscina natural, de 400 por 100 metros, alimentada por cachoeiras de travertino de um lado e depois esvaziada por cascatas do outro. Só há 17 cachoeiras neste local e a mais alta chega a quase 50 metros. Você pode perder horas com os olhos nesta cena: a piscina é envolvida por uma vegetação rica e também é admirada pela luz do sol que dança na água em turbilhão. Não deixe de reservar tempo para as cascatas em Roški Slap e Visovac Island, onde há um mosteiro do século XV.

Museu dos Monumentos Arqueológicos Croatas: Split-croatia

Se você está se perguntando para onde foram as coisas de todo o mundo, aqui está sua resposta. Cerca de 20.000 peças foram coletadas pelo Museu do Monumento Arqueológico, das quais apenas um quarto pode ser exibido. A maioria deles são jóias medievais, armas, armaduras e utensílios domésticos comuns. Em termos de cultura croata, as peças mais valiosas são as várias inscrições em pedra, relevos e esculturas relacionadas aos reis croatas, nobreza e clero dos anos 800 a 1100.

Galeria Ivan Meštrović

Se você gostaria de viajar para o topo dos artistas mais famosos do mundo (e o escultor da estátua de Grgur Ninski da cidade), esta é uma maneira fascinante de passar uma tarde. É a maior coleção de obras de Meštrović que pode ser encontrada em qualquer lugar, com quase 200 esculturas, além de esboços, peças de mobiliário e projetos arquitetônicos. O museu fica em um edifício da década de 1930, projetado pelo próprio artista como casa, e depois de cair em desuso durante a Guerra da Iugoslávia, foi reaberto em 1998. Há um extenso jardim de esculturas ao ar livre para abrigar.

Salona, Croácia

A uma fácil viagem de ônibus do centro de Split, Salona já foi a principal cidade do Império Romano nos Bálcãs. 60.000 pessoas moravam em Salona, no pico da cidade, e foram eventualmente saqueadas e abandonadas nos anos 600. O parque arqueológico é um dia esclarecedor, preservando fragmentos significativos das estruturas que costumavam ficar aqui. O mais óbvio deles é o anfiteatro, que já tinha capacidade para 18.000 espectadores. Você pode traçar o perímetro da área e ver como os assentos em socalcos se harmonizam com a inclinação da colina que foi construída.

Trogir, Croácia

Mais um site da UNESCO, Trogir parece muito com seu apogeu medieval. Trogir: É o conjunto mais bem preservado da arquitetura românica e gótica da Europa. A localização faz parte do charme, a cidade é uma pequena ilha fortificada conectada ao continente por uma ponte. As paredes do século XV de Trogir protegem um labirinto de ruas semelhantes a desfiladeiros nas quais você passará por edifícios inalterados desde os anos 1200. Existem 10 igrejas históricas no centro antigo, incluindo a requintada catedral do século XIII. Há um ótimo passeio pela Lagoa Azul e Trogir, que você pode reservar aqui

Barcos em Split

Uma das melhoras coisas do que fazer em Split: passeios de barco! A costa da Croácia é uma maravilha natural, especialmente em torno de Split, onde as ilhas servem como uma barreira para manter as águas calmas e quase transparentes nas águas rasas. Se você preferir um barco com barba ou com skipper, faça o melhor do mundo. É um mercado movimentado. Na marina, existem lojas onde você pode abastecer sua embarcação com comida e bebida, e você pode embarcar em sua aventura.

Praia em Split

A cultura soberba de Split facilita esquecer que a cidade pode ser um fabuloso destino à beira-mar. Você não precisará se aventurar na cidade, ao pé de Marjan há uma sequência de belas praias naturais cercadas pelos aromáticos bosques de pinheiros da colina. Viaje para Split um pouco mais a leste, ao longo da costa, e chegará a Stobrec, uma adorável baía de ferradura com águas rasas, onde crianças menores podem remar em segurança. A manchete está no sul do sul dos subúrbios de Split, onde você pode usá-los.

 

E aí? Ficou animado para visitar a Croácia? Espero que essas dicas te ajudem a montar seu roteiro com tudo o que fazer em Split!

Sobre a Autora