Documentos para viajar para a Croácia

Documentos para viajar para Croácia: quais você precisa

Documentos para viajar para Croácia – Você decidiu que esse ano vai, vou conhecer a Croácia! Mas agora você não sabe se precisa de um visto para viajar para Croácia, ou que documentos você precisa para viajar para a Croácia, certo? Calma que eu vou te contar tudo!

Brasileiros precisam de visto para viajar para a Croácia?

Não. Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Croácia.

A Croácia faz parte da União européia desde Julho de 2013, entretanto, a Croácia não integra o Espaço Schengen. Dessa forma, cada passageiro é controlado ao passar a fronteira, tanto ao entrar como a sair do país, e deve então apresentar um documento de identidade válido.

Brasileiros podem entrar e permancer na Croácia por até 90 dias a cada 06 meses sem necessidade de visto caso a visita seja para turismo ou razões comerciais.

Se você pretende fazer uma viajem longa para a Europa em países que fazem parte do espaço Schengen, a Croácia é uma ótima opção para extender sua viagem à Europa sem entrar em conflito com a imigração.

Suponha que você fique 3 meses nos países parte do espeço Schengen,  três meses na Croácia e volte para o Brasil de lá, você vai ter assim 6 meses na Europa sem precisar de visto de longa duração.

O que fazer na Croácia

10 motivos para visitar a Croácia

Booking.com

10 coisas que você deve comer na Croácia

Documentos Necessários Para Viajar Para A Croácia

Os documentos que os brasileiros precisam para viajar para a Croácia são passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem aérea de saída da Croácia , comprovante de estadia, e prova de fundos para a permanência no país. Abaixo a lista em detalhes dos documentos que os brasileiros precisam para viajar para a Croácia:

  • Passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses após o prazo de estadia
  • Bilhete aéreo ida e volta confirmado
  • Voucher de hotel ou garantia de acomodação
  • Prova de fundos suficientes para cobrir o período de estadia no país, sendo EU$100 (euros) por dia de permanência ou EU$50 (euros) por dia desde que tenha carta convite ou voucher turístico
  • Para menores de 18 anos (viajando sozinho ou desacompanhado de um dos pais ou responsáveis) é necessário o documento de autorização de Viagem para Menor Desacompanhados dos Pais ou Responsável Legal, o documento deve ser feito em Croata ou inglês;

O que fazer em Split

O que fazer em Zagreb: Roteiro de 1 dia em Zagreb

Os 5 principais lugares para visitar na Croácia

Brasileiros precisam de seguro-viagem para viajar para a Croácia?

Bom, como você viu na lista de documentos, o seguro de viagem não é obrigatório para viajar para a Croácia, mas eu não aconselho você a viajar sem seguro-viagem por vários motivos.

Por que você deve contratar um seguro viajem para viajar para a Croácia?

  • Se a sua viagem à Croácia incluir qualquer outro país parte do Espaço Schengen, você vai precisar provar que possui o seguro viagem obrigatório com cobertura médica de no mínimo 30 mil Euros, então, é melhor evitar o risco de ser barrado na imigração;
  • Fazer uma viagem internacional sem Seguro-viagem é um risco que ninguém deveria assumir. Se acontece algum imprevisto como acidente, doença, extravio de mala, perda ou atraso de voo, ou até mesmo eventos que necessitem repatriação (como morte), você estará completamente desprotegido.
  • Um seguro viagem não custa caro, e ainda podem ser parcelados em 12 vezes em alguns lugares. Confira aqui quanto custa o seguro para o seu período de viagem.  Pelo link do blog você ainda tem desconto!
  • Vários cartões de crédito internacional oferecem seguro-viagem grátis desde que a passagem tenha sido comprada com o cartão. Consulte a administradora do seu cartão os termos e condições.

Como podemos ver, não há nenhum bom motivo para não contratar um seguro viagem para viajar para a Croácia, mesmo que não seja obrigatório para esse país!

Porque Viajar Com Seguro

Viajar de carro na Croácia

 

Você pretende dirigir na Croácia? Caso sim, certifique-se previamente que a sua carteira de motorista esteja dentro da validade no Brasil.

É necessário ter carteira de habilitação internacional para dirigir na Croácia?

Não é necessário para os brasileiros ter a carteira de habilitação internacional para dirigir na Croácia.

Precisar não precisa, mas, eu aconselho a você tirar essa carteira caso tenha tempo. Normalmente é bem simples e facilita a sua vida em viagens internacionais caso você alugue carro.

Onde fica a Embaixada do Brasil na Croácia?

A Embaixa do Brasil na Croácia fica em Zagreb. É sempre bom saber!

Numa viagem tudo pode acontecer, desde se divertir muito até passar alguns perrengues básicos. Imprevistos podem acontecer, como perder seu passaporte a até mesmo ser preso! Brincadeiras à parte, é sempre bom saber onde conseguir assistência consular brasileira.

No caso da Croácia, a Embaixada do Brasil fica em Zagreb, na capital da Croácia, como eu falei lá em cima. É recomendado aos cidadãos brasileiros ter os contatos da Embaixada e/ou do Consulado instalado no país.

De acordo com informação do site do Itamaraty, a assistência consular é um direito do cidadão brasileiro reconhecido por tratados internacionais. O cidadão estrangeiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. O Itamaraty recorda que a assistência consular prestada ao cidadão brasileiro é isenta de custos, embora não exista previsão legal para o custeio de despesas com, por exemplo, advogados e tratamento médico/hospitalar (por isso é muito importante o seguro-viagem!).

Seguem os contatos da Embaixada do Brasil em Zagreb:

Endereço: Trg Nikole Subica Zrinskog 10/I, 10000 ZAGREB CROÁCIA
Telefone: (385 1) 400-2250

Plantão Consular: (385) 99 2469 196 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Email: brasemb.zagreb@itamaraty.gov.br

Site da Repartição: http://zagreb.itamaraty.gov.br/

Essas são as informações básicos dos documentos necessários para você viajar para a Croácia. Viu? Não é nada complicado! Já começou a fazer seu planejamento? Me conte aqui nos comentários!

 

 

Sobre a Autora