Roteiro de 1 dia em Pula – Pula é a maior cidade da região da Ístria e considero uma parada imperdível para quem vai passar por lá. Pula é conhecida principalmente por sua herança romana. A principal atração da cidade é um dos anfiteatros mais bem preservados da era romana, chamado Arena. Pula tem muita história por suas ruas e monumentos milenares.
Eu passei um dia inteiro em Pula, e no final do dia fomos ver o por do sol na praia. Essa região é muito popular para camping na Europa. Estávamos de carro, mas se você não alugar carro, ainda dá para explorar muita coisa a pé pelo centro histórico da cidade. Mas se você quiser explorar melhor a região da Ístria, sugiro muito você alugar um carro. Dirigir na Croácia é bem fácil, com suas boas estradas e ajuda do google maps.
Breve história de Pula
Embora o anfiteatro na cidade anuncia as origens romanas de Pula, sua história na verdade se estende muito além desse período. Achados arqueológicos na área sugerem que a história de Pula remonta a 40.000 ou até 1 milhão de anos Antes de Cristo.
Governando o Adriático a partir do extremo sul da península da Ístria, Pula foi um prêmio estratégico para uma série de jogadores de poder ao longo da história, principalment os Romanos. Esta cidade com o seu porto natural foi se desenvolvendo nos tempos do Imperador Augusto. A cidade herdou dessa época seu anfiteatro de tirar o fôlego, alguns templos e uma coleção de arcos que sobreviveram por mais de 2.000 anos.
Após o período romano, os venezianos fizeram de Pula parte de suas defesas no Adriático, enriquecendo a cidade com ainda mais herança militar. Mas foi o império austro-húngaro que realmente fez a cidade em Pula crescer, escolhendo seu porto para o seu arsenal marítimo imperial em 1800.
Parte da história recente de Pula eu acho muito interessante. Após a Primeira Guerra Mundial, Pula (e Istria) tornou-se parte da Itália e a maioria dos croatas sofreu opressão durante esse tempo, pois seus direitos não eram respeitados. Depois que a Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, Pula foi administrada pelas Nações Unidas e unidades britânicas e americanas. Finalmente, tornou-se parte da Iugoslávia em 1947, e depois parte da Croácia quando declarou sua independência em 1991.
O que ver em Pula em 1 dia
Eu coloquei abaixo o roteiro que eu fiz pela cidade de Pula por conta própria. Mas existem alguns passeios que você pode fazer em Pula muito agradáveis com a ajuda de agências. Eu recomento muito o pessoal do GetYourGuide. Você pode fazer um Tour de bicicleta elétrica e cobrir tudo o que fiz nesse roteiro e ainda algumas coisas a mais. Esse passeio aceita no máximo 4 pessoas, então é garantido que você não vai ficar em um grupo grande com confusão. Confira aqui tudo o que você pode aproveitar nesse passeio de Bike. Você também pode fazer um passeio de bicicleta por Cape Kamenjak com degustação de vinhos. Abaixo, o meu roteiro do que ver em Pula em 1 dia:
Visite a Arena de Pula – A arena dos gladiadores
Comece sua visita direto na atração principal, o Anfiteatro ou Arena de Pula. Existem vários anfiteatros remanescentes da era romana no mundo, mas o de Pula é 6° maior, e um dos mais bem conservados. Construída por volta de 27 a 68 dC, a arena fica em uma colina próxima ao mar, o que dá uma bela vista do anfiteatro. Esse Anfiteatro Romano em Pula é também um dos mais completos do mundo. Não apenas pela sua preservação mas também pelo acervo de ítens da época usados para a produção e transporte de vinhos e azeite.
Arena de Pula exibe como era funcionamento interno de um anfiteatro romano em detalhes vívidos. Você pode ver as passagens subterrâneas usadas pelos Gladiators e as cisternas que canalizavam água perfumada para os 20.000 espectadores. Este maravilhoso monumento data do primeiro século e uma das razões pelas quais sobreviveu é porque os cavaleiros medievais ainda o estavam usando para torneios 1.000 anos depois de ter sido construído. É uma visita muito interessante, e se você quiser, ainda pode tirar fotos com réplica de indumentárias da época e se tornar você mesmo um gladiador!
Confira também:
Os 5 principais lugares para visitar na Croácia
O que fazer em Zagreb: Roteiro de 1 dia em Zagreb
Visite o Merkat – mercado de produtos frescos de Pula
Após a Arena, faça uma visita o mercado de Pula. Experimente alguns produtos locais frescos no mercado. Você pode comprar peixe fresco e carne no primeiro piso, ou tomar um café no andar superior e apreciando as cores e cheiros de frutas e verduras locais.
Aqui você também vai encontrar especialidades típicas da Ístria, como espargos selvagens e trufas. A Croácia é o lugar para você comprar trufas, é muito mais barato que em qualquer outro lugar do mundo. Eu trouxe algumas em conserva como souvenir e lembrança da viagem, que será muito bem lembrada na minha cozinha! Uma trufa em conserva custa em média 10 euros.
Passeie pelo Forum de Pula
Depois de visitar a Arena e o mercado se dirija para o centro histórico da cidade. Vá até a praça chamada Fórum (é também onde fica o escritório de turismo de Pula). Assim como no tempo dos romanos, o fórum de Pula é a praça principal da cidade.
Pare em algum dos bares, tome uma bebida admirando a melhor vista para o templo de Augusto. Imagine que você está diante de 23 séculos de história! Você pode ir a um bar chamado Cvajner, ele tem uma boa localização na praça, boa cerveja local e snacks. Se quiser provar algumas iguarias da Istria, faça uma visita a Enoteca Istriana para provar azeites, vinhos e outras delícias da região. Confira mais em onde Comer em Pula (Enoteca Istriana, Forum 11, Pula, Croatia).
Confira o Templo de Augusto
Ainda na praça do Fórum de Pula, confira esse edifício histórico. Esse templo foi construído durante o reinado de Augusto, e tem mais de 2.000 anos de idade. O templo sobreviveu tão bem porque foi convertido em igreja quando os romanos adotaram o cristianismo. Entre para ver peças antigas de pedras e esculturas de bronze de Pula.
Mosaico Romano
Deixando o Fórum, nós apenas caminhamos a uma curta distância antes de sair de um prédio para ver mais duas características do passado preservado de Pula: o Mosaico no Piso Romano e a Capela de Santa Maria Formosa. O mosaico de 2000 anos de idade. Descoberto na década de 1940, encontra-se vários metros abaixo do nível da rua hoje e conta a história de Dirce, uma lenda grega. Ele fica meio escondidinho. Você vai precisar atravessar um trecho de estacionamento. Mas chegando lá, tem algumas placas indicando o local, que fica no pátio de um prédio residencial.
Visite a Igreja e Mosteiro de São Francisco
Localizada na encosta da colina central que leva ao Fórum, a igreja franciscana de Pula data de 1300, quando esta ordem monástica chegou pela primeira vez à cidade. Suba pela colina que fica em uma rua lateral ao Fórum de Pula (o google maps pode te ajudar a se localizar), e siga para a Igreja.
A melhor parte para a maioria dos visitantes é o claustro e o pátio, já que o jardim no seu centro é um lindo pequeno oásis de estátuas e palmeiras. . O jardim no pátio externo da igreja é cheio de oliveiras. Quando eu fui, aproveitei para experimentar uma azeitona diretamente do pé, só por curiosidade. O sabor de azeitona fresca não é muito bom não, rsss.
Desça a rua Kandlerova
Esta encantadora rua , pavimentada de pedra, atravessa o centro da cidade de Pula. Ela é cheia de cafés, bares, lojas de souvenir e restaurantes. É uma das rotas mais bonitas para navegar na cidade. e de lá seguir até Arco de Sergi.
Vá conferir o Arco de Sergi
Passeie sob o “portão de Ouro” – o arco triunfal do Sergi é um monumento romano do século I aC e foi um dos portões da cidade de Pula antiga. Ele está situado na praça Portarata, onde muitos shows e eventos são realizados nos meses de verão na Croácia.
Este é um dos monumentos romanos um pouco mais antigos e foi erguido para comemorar a participação da poderosa família Sergii na Batalha de Actium, na França. Apesar de sua antiguidade, ainda está muito bem conservado. Quando foi construído, o arco era um portão da cidade que levava ao porto naval. Esculpidas na pedra estão frisos representando cupidos e guirlandas, e logo abaixo você ainda pode ver o relevo de uma carruagem puxada a cavalo. Muita história para contar!
Almoce na Trattoria Vodnjanka
E se você já estiver com fome, então sugiro que você almoce na Trattoria Vodnjanka. Eles servem pratos da culinária da Istria, feitos com produtos locais e de alta qualidade. A partir do Arco de Sergi, faça uma caminhada de aproximadamente 10 minitos para conferir esse restaurante.
Visite a fortaleza Kastel
Situado no topo da montanha no meio da cidade de Pula, Kastel é uma fortaleza veneziana de 1600. A fortaleza tem uma configuração em estrela, que era um design de última geração para repelir a artilharia inimiga após a disseminação do uso da pólvora.
Kastel foi criado para ser o principal reduto dos venezianos, defendendo o porto de Pula, assim como todo o alto mar Adriático. Se você quiser ver mais sobre a história militar, vá conferir essa fortaleza com suas paredes angulares para ver os canhões e a torre de vigia. Junto com a arena, Kastel é um dos locais emblemáticos do Festival Internacional de Cinema de Pula todo mês de julho.
Assista o por do sol na praia de Verudela
No final de tarde, você pode pegar um ônibus da cidade até a península de Verudela, onde as praias de pedras se ficam cheias de turistas. De lá você pode assistir o por do sol ou visitar o Aquarium, que fica em uma antiga fortaleza que pertencia aos Habsburgos. Você pode terminar o seu dia aqui. Ou Se não quiser ir até Verudela, pule para o próximo ítem.
Se você optou por dormir em Pula, essa região de Verudela é uma boa opção para pernoitar. Na manhá seguinte você pode caminhar ou correr na praia, e aproveitar um pouco maisa bela orla e a praia Havajska (a tradução do nome é praia havaiana, provavelmente por conta da cor turquesa do mar).
Tome um drink a noite observando a iluminação dos Guindastes
Se você preferiu não se deslocar até Verudela para o por do sol e quer ficar pelo centro de Pula mesmo, você pode apreciar a vista dos guindastes no porto. Eles são iluminados a noite de hora em hra com cores diferentes. O projeto foi feito por um designer inovador de Pula, e este show de luzes rapidamente se tornou uma das principais atrações turísticas. Você terá a melhor vista do calçadão e da doca principal.
Outras atrações de Pula
Eu fiquei apenas um dia em Pula. Por isso meu roteiro “curto” de 1 dia em Pula. Mas existem outras atrações em Pula que você pode alternar com as atrações desse roteiro, caso vá ficar mais tempo, ou queira pular alguma atração que eu visitei. Segue o que mais você pode visitar em Pula:
- Dvojna Vrata Catedral de Pula ou Catedral da Assunção da bem-aventurada Virgem Maria
- Museu Histórico de Istria
- Museu de Arqueologia
- As Fortalezas Austro-Húngaras
- O Parque Nacional de Brijuni
- O Portão de Hércules
- Pequeno Teatro Romano
- Cabo Kamenjak
- Galerias subterraneas de Zerostrasse
A maioria dessas atrações podem ser cobertas no passeio de bicicleta elétrica que eu mencionei. Acho até bem mais fácil e prático para explorar a cidade caso você esteja com pouco tempo.
Onde se hospedar em Pula
Hotel City Point Rooms
Se quiser ficar bem no Centro histórico, eu indico o Hotel City Point Rooms. A localização é ótima, os funcionários super gentis. É um ótimo ponto de partida para explorar Pula.
Park Plaza Histria Pula
Se você quiser ficar hospedado mais perto de praias que dê para tomar banho, sugiro você ficar em Verudela. O centro histórico de Pula é uma graça e com muitas coisas para fazer, mas para pegar uma praia não é o lugar. Sugiro o hotel Park Plaza Histria Pula. Tem um bom preço e fica bem pertinho da praia para você aproveitar.
Você pode pesquisar mais hotéis em Pula aqui.
Como ir de Pula até Veneza na Itália
Se você optar por ficar mais um dia em Pula, uma ótima opção é pegar um barco e fazer um passeio até Veneza. É isso mesmo! Você pode dar uma esticadinha até a Itália, num passeio cheio de charme. Confira aqui como você pode ir de Pula, na Ístria – Croácia, até Veneza na Itália.
E aí? Você gostou dessas sugestões? Tentei organizar da melhor forma esse roteiro de 1 dia em Pula, mas você pode alterá-lo conforme mais conviniente para você. Apesar de ser pequena, Pula tem muitos sítios históricos que valem a pena ser visitados!